Como decorar sua sala com tapete kilim
Tapete kilim: proposta de decoração para sala que une tradição e modernidade
O tapete é uma alternativa muito usada para incrementar a decoração, delimitar espaços ou trazer mais aconchego para a sala. Entre tantas opções de cores, tamanhos, estampas e texturas, o modelo Kilim é uma alternativa que leva tradição e modernidade para o ambiente.
O tapete kilim não possui pêlos e sua confecção é feita de forma parecida com o processo de bordado: isso já atribui um aspecto tradicional à estética do modelo. A exibição de desenhos étnicos em muitas peças, referenciando a cultura de países orientais, como a Turquia, Índia, Irã, Rússia, China, Nepal, Paquistão e Tibet é outro fator que remete à tradição.
Mas onde está a característica moderna desse modelo? Na contemporaneidade, o tapete kilim tem exibido desenhos geométricos e cores intensas e contrastantes, como terracota e azul ou roxo e amarelo. Esse combo de confecção artesanal e modelos com características modernas na cor, textura ou desenho entrega um tapete com originalidade.
Como decorar a sua sala com tapete kilim
Decorar a sala com tapete é uma alternativa interessante pela versatilidade que essa peça possui. Ao optar pelo tapete kilim, várias propostas vão se desenhar na planta do cômodo, conforme as características que o modelo escolhido tiver.
Como já foi mencionado, tradicionalmente o tapete kilim exibe desenhos étnicos, relacionados à cultura local. Essa proposta traz vibração para o cômodo. Nesse contexto, é interessante usar o tapete em ambientes com um aspecto mais rústico e moderno.
Porém, se o modelo escolhido possuir uma estampa mais neutra, como listras ou figuras geométricas, e o tapete tiver cores vivas em diferentes tons de roxo, pode ser usado em um ambiente com elementos mais claros e sem muita informação, entregando sobriedade e discrição para o cômodo.
Se você quiser ousar e ser bem original, vale a pena fazer uma mistura de elementos com cores e texturas contrastantes. Por exemplo, montar uma sala com o tapete de listras em diferentes tons de roxo e um sofá de canto amarelo. Esse é um mix de elementos que exalam tendências atuais.
Diferentes formas de usar o tapete kilim na sala
Sabia que os povos nômades usaram originalmente o tapete kilim como mantas? Com o avanço das gerações e da tecnologia, essa peça teve seu uso modificado, servindo como item para decorar, aquecer e gerar conforto no chão de residências, principalmente na sala.
A verdade é que o modelo kilim é muito versátil e flexível em sua usabilidade, podendo ser usado também de outras formas. Um bom exemplo é colocar o tapete na parede atrás do sofá, colocando-o em evidência, como um grande quadro.
E que tal relembrar os povos nômades e transformar esse tapete em uma manta para seu sofá? Assim, é possível repaginar o sofá e toda a sua sala. Porém, para fazer uso dessa proposta, você precisa estar atento à textura do modelo e à maleabilidade do material.
Se o tecido for maleável, pode também ser usado para forrar mesas de centro, bancos, racks e outros móveis que estejam ambientando a sala. Essa readaptação depende do tamanho do tapete.
Ao adquirir um tapete kilim, você pode começar usando-o na parede, com a chegada do inverno migrá-lo para o chão e depois usá-lo como uma manta e repaginar o seu sofá. Esse modelo reúne o que é essencial em qualquer produto: beleza, versatilidade e qualidade.
Ficou interessado(a) no tapete kilim? Na Botteh Handmade Rugs temos variedade de modelos, cores, texturas e estampas. Temos também um chat para tirar qualquer dúvida sua!